Inspirar.. .. Inspirar-se .... Uma reunião de criativas idéias...

Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de junho de 2012

Alguns ingredientes "essenciais" da cozinha....

Diga-se "cozinheiro" quem já possui ou gostaria de adquirir o prazer da alquimia dos ingredientes. 

     Dia desses estive pensando....
   "Caracoles, tenho muitas coisas na minha geladeira, seriam elas tão importante
na minha cozinha ??

     Para quem quer adquirir o habito de cozinhar,  mas fica "estaqueado" toda vez que vai ao supermercado,  aquela via-sacra , listas e mais listas de coisas que não podem ser esquecidas e no fim sempre se esquece de uma, ou da mais importante.
    -"Eu digo PARE!. . . até quando vc vai lutar e não mudar sua vida . . ."
     Vamos simplificar,  porque aquela duvida quando sai do trabalho e vai direto pro mercado pensando em fazer um prato, mas não lembra se tem ou não aquela pimenta preta em casa tem que acabar..
      Ta aí uma lista com ingredientes indispensáveis e uma "mão na roda" quando bate o desespero sobre ter uma ideia do que preparar..
      Sempre crio comidas com o que eu tenho em casa  e não costumo comprar itens caros no    
supermercado.
      Com isso fiz uma lista com alguns itens necessários à sobrevivencia de um cozinheiro inexperiente,  coisas que depois de compradas não estragam fácil e de lambuja vc terá uma carta na manga no caso de aparecer um "jantarzinho" fora de hora.

Dos CONDIMENTOS e TEMPEROS:

1- Pimenta preta em grãos
2 - Pimenta "caseira" em azeite de oliva ( logo mais  
      postarei algumas opções que vc pode fazer)
3 - Azeite de oliva Aromatizado ( da erva que vc  
      preferir, vou ensinar a fazer em um próximo post )
4 - Noz-moscada
5 - Orégano
6 - Gergelim preto
7 - Cury
8 - Vinagre Balsâmico de Qualidade boa e um
      balsâmico mais "baratchosvico" (para reduções)
9 - Azeite de oliva "baratchosvico"  para fazer 
      molhos grandes e um Azeite de oliva de boa 
      qualidade.
10- Páprica picante (sempre tenho, mas vai do gosto)
11- Manteiga GHEE (vou ensinar a fazer a partir da 
      manteiga normal.
12- Pacote de sal reserva.
13- Salvia seca

Da GELADEIRA
     
1- 1 pote de Mostarda Djun.
2- Queijo parmesão (comprar, ralar e congelar se preferir, para não estragar, ou cortar em pedaços 
    menores e congelar, ir descongelando aos poucos)
3- Ovos (compre caixa pequena)
4- 2 Cremes de leite com validade longa.
5- Geleia de manga ou pimenta (comprada pronta)
6- Azeitona
7- Coco ralado Grosso.
8 - Pacote de bacon fechado (depois de aberto cuidado, pode manter congelado tb)
9 - 1 caixa de Leite fechado.
10- Alho picado (em pote, eu prefiro alho fresco, mas cozinho todo dia entao não se meçam por mim)
11- Aipim congelado (pre-cozido) 
12- Polpa congelada (morango ou alguma outra fruta)
13- Frango congelado (coxas, sobre-coxas ou à passarinho , aquelas no saco soltas).
14- Peixe (compre files de peixe em uma peixaria e congele-os separadamente , em 2 files (2 pessoas)
      ou 1 file para voce somente (ele vai durar no maximo 1mes e meio)
15- Vc pode fazer o mesmo com camarões (meça uma quantidade para 2 pessoas, e congele)
         O melhor seria comprar na peixaria fresco, mas isso nem sempre é possível.
16 - Vinho branco seco , marca simples (para cozinhar), aqueles de R$ 14 reais esta bom, os muito 
       baratos acabam por não ter gosto de vinho.
17- 400g de carne moída de boa qualidade (para uma bolognesa de ultima hora). Congele.
18 - Um pacotinho de damasco seco.
19- Compre um pacote de manteiga, e misture ela com temperos frescos que vc goste, coloque em 
      formas de gelo, e congele... (vc pode manter no frezzer dentro da própria forma coberta, ou retira-
      las e colocar em um saquinho ou pote no frezzer.. (isso é um enorme quebra galho para quando 
       não se tem temperos frescos) 


Dos ARMARIOS 

1- Linguiça colonial (mantenho ela em ambiente aberto, pendurada (mas essa é opcional por causa do 
    cheiro) 
2- 5 latas de Tomate pelatti ( sempre salva a patria)
3- 1 lata de Leite condensado
4- 1 pacote de Polenta.( prato rápido, fácil e pode ser refinado)
5- Maisena.
6- Chocolate em barra de 500g ou 1 kg (se bem embalado em papel plástico dura bastante)
7- Mel
8- Chocolate em pó
9- Massa pronta. 
10 - Arroz branco
11- Arroz arbóreo para risotto.
11- Farinha branca para churrasco / ou tipo amarela baiana
12- Castanha de caju ou do Pará... vale a pena investir em um saco de tamanho bom
      porque também demora muito para estragar,  se bem guardada, é uma salvação..
14- Um pacote de Fungui secai
15- 1 saco de lentilha
16- óleo reserva 

Das VERDURAS (na geladeira)
1- 5 Cebolas ( sempre)
2- Alho ( em 80 % das comidas,  a base é cebola e alho.. entao vale a pena comprar um punhadinho 
    fresco (tipo 2 cabeças por vez)
3 - 1 berinjela
4 -  2 cenouras
5 - 3 batatas


DA HORTINHA 
1- invista em um vasinho com manjericão
2- invista em um vasinho com alecrim
3- invista em um vasinho com salsa
4- invista em um vasinho com cebolinha
5- invista em um vasinho com tomilho 
      *Eu sei , eu sei.... tem que molhar, eu acabo esquecendo e elas morrem...  Mas é o mesmo habito 
       de por o celular pra carregar quando chega em casa... alias poderia fazer os dois na seqüência... 
       Todos eles precisam de sol, ou da manha ou a tarde,  duvido que seu apartamento ou casa 
       não tenha um espa ço assim (SE NAO PUDER TER UMA HORTINHA, VEJA SE 
        ENCONTRA ESSES TEMPEROS SECOS )

 Devo dizer  que com esse BASICO aí , ja saiu muita  comida improvisada de chorar na pia do banheiro de tão boa.... Vale a pena tentar se regrar e manter a geladeira sempre atualizada... 
Vale lembrar que essas são opções para quem não tem tempo e quer tentar o básico com facilidade... 


Exemplos : 
Omelete com linguiça colonial e beringela ou abobrinha
Pasta al sugo (um classico)
Polenta com molho de tomate linguiça e ovos.
Pasta com frango e bacon.
Frango a passarinho com purê de aipim
Farofas espetaculares....
Risotto de linguica com abobrinha. 
Risotto de bacon e castanhas
Mousse de chocolate / ganache tb
Pasta a Bolognese
Pasta alho e oleo
Pasta com bacon
Frozen drinks (com as polpas)
Creme branco e bacon
Sopa in brodo (de frango)
Sopa de aipim e linguiça
Beringela à parmegiana
Risotto de damasco, camarão e parmesão
A lista vai longe....


Pra curtir esse momento compras
Alabama Song - The Doors

domingo, 17 de junho de 2012

CUPCAKE DO MEU ANIVER... BUTTERCREAM













Cupcake de chocolate com cobertura de Buttercream

INGREDIENTES:
Massa :
2 xic de farinha
1 xic de açúcar
1 xic de achocolatado ou chocolate em pó
1 ovo
1 colher de fermento em pó quimico
1/2 xic de oleo
1 xic de leite.
Cobertura de buttercream de vanilla:
200g de manteiga em temperatura ambiente
2 xic de acucar de confeiteiro
2 pitadas de sal
2 colheres de essencia de vanilla
corante que desejar em gel.
PREPARO:
Cobertura:
bater na batedeira e voila.
Bolo:
Mexer tudo em uma vasilha com uma colher .
Rechear as forminhas de cupcake um pouco mais que a metade.
 e forno. 35 min forno medio.

luva de confeitar e pronto, mas só faça a decoração quando o bolinho estiver frio.... faz-me favor...

quarta-feira, 13 de junho de 2012

PASTA AL PESTO E LINGUADO-

COM MOLHO DE MOSTARDA DJUN, 
RAIZ FORTE E LULAS RECHEADAS.
INGREDIENTES:
Pesto: (receita do pesto que darei mais pra frente)
1 Maço de manjericão fresco
1 dente de alho ou 2 se preferir
100g de queijo parmesao ralado
uma porçnao de pinoli picados
azeite de oliva ate cobrir.
sal a gosto
Massa fresca: (receita sem sêmola)
100g de farinha 
1 ovo. 
Peixe: 2 files de peixe pequenos (por pessoa) ou 1 grande.
pimenta preta
1/2 calice de vinho branco
sal/ a gosto
alho a gosto.
salsa
farinha de mandioca
pimenta rosa.
Lulas recheadas:
2 lulas pequenas (por pessoa) ou uma média.
1 lata de atum ou 50g de salmão
1/2 cebola
1/2 creme de leite
1 calice de vinho
pimenta rosa.
4 colheres de manteiga.
sal e pimenta preta.

PREPARO: 
Massa fresca:
(*2 pessoas /igual a 2 receitas)
Sovar bem o quanto aguentar. Depois corta-la com a maquina de corte, passando farinha na mesa para não grudar abrir bem fina.  Jogar farinha nelas para não grudarem uma nas outras até o cozimento.
Esssa da foto foi uma massa comum de supermercado (integral) mas costumo fazer a massa fresca.
Pesto:  receita proxima postagem do blog
Peixe: Deixe marinar os files de peixe em vinho branco, pimenta preta, e salsa.
proximo de frita-los tempere-os com sal e a pimenta rosa e alho. 
Deixe escorrer bem água e passe na farinha, frite em oleo bem quente na frigideira mesmo. 
Lulas:  Frite as cebolas em 2 colhelhes de manteiga até ficarem transparentes acrescente o peixe (atum ou salmão). Refogue bem e depois vá acrescentando o creme de leite até virar uma pasta. Não deixe que fique muito liquido pois, depois vai dar trabalho. 
Em agua fervente , coloque as lulas ( depois de limpas/sem a cartilagem interna) e deixe cozinhar por uns 5 minutos cada, para que fiquem em formato de balão.
Recheie com a ajuda de um garfo cada uma e feche com um palito, costurando. 
Em uma frigideira coloque no forno com 1 calice de vinho branco, pimenta rosa, 2 colheres de manteiga e um pouco de sal. 
Molho de mostarde djun e raiz forte:  O molho é muito silples, frite uma porção bem pequena de cebolas na manteiga, acrescente a 2 colheres de mostarda djun, 2 colheres de creme de leite, e 1/2 colher de creme pronto de raiz forte (só fiz esse molho com a raiz forte pois sempre tenho em casa tubo dela, mas é opcional). Acrescente sal a gosto. 

Postado por Brunconstantin & Fabianramos às 22:09

CAUSA LIMENA E TIRADITOS DE SALMAO -

Comida tipica peruana

Quinta- feira   9 de fevereiro de 2012
A culinaria peruana além de bonita  e mundialmente famosa
 é deliciosaa... e surpreendente
Meu marido visitou algumas vezes o Peru... 
e eu tive a chance de ficar 16 dias por la em 2010 e foi maravilhoso. 
Cultura maravilhosa, historia fascinante e culinaria fantastica..
(para duas pessoas)
INGREDIENTES :
Causa Limeña: 300 a 400g de batata-salsa (mandioquinha) , ou batata doce
(* no Peru existem mais de 3.000 tipos de batatas, mas tentaremos chegar perto do sabor)
1/2 cebola roxa picada em cubos
100g  de salmão picado em cubos, 
azeite de oliva
1 maço de salsa 
2 colheres de maioses
8 camaroes
meio abacate 
Suco de 2 limões
1/4 xic de vinagre
suco de 1 laranja
Tiraditos: 
150g a 200 g de salmão por pessoa
(Cortados em Sashimis grande de salmão mais ou menos 3 dedos de largura por 6 de comprimento) 
Molho especial: colocarei a receita aqui depois ..

RECEITA :
Voce precisará de um cubo de metal aberto dos dois lados para montagem da causa, untado com azeite de oliva.
Faça um pure de mandioquinha com sal, cozinhe a mandioquinha  (assim que bem cozida, retire e  na hora já amasse para a mandioquinha não ficar pegajosa)
misture com sal, ají (pimenta peruana), o suco de limão  e azeite de oliva. 
misturar até que fique bem homogeneo
Frite os camarões ligeiramente com sal, pimenta e limão, com um corte na barriga para que fiquem armados...  (nessa receita usei polvo, mas o polvo é mais dificil acertar..)
coloque as cebolas em cubos no vinagre ate que fiquem rosadas... assim que cozidas misture mais ají e suco de laranja 
Montagem...
Uma camada da mistura da batata, logo depois uma camada fina de maionese para untar,
então uma camada de abacate em cubos pequenos (temperados com limão e sal) 
depois mais uma de maionese, uma de batata novamente, depois os salmões picados, outra de maionese 
e outra de batata, enforme isso tudo e deixe descansar 1 hora na geladeira
( isso dara mais ou menos para 4 causas)

Ao servir, desenforme com cuidado com uma colher, coloque a pasta de cebola/ ají/ laranja por cima, e os camarões por ultimo decorando...
     
      Duran duran - The man who stole a leopard

postado por    Bruconstantin&fabianramos     às   16:18

OSTRAS GRATINADAS -

Oxtras e oxtrax coisax


Quinta-feira,   9 de fevereiro de 2012
 Não deu tempo de tirar foto antes do fim...
A comida mais pedida aqui na ilha da Magia...(florianópolis) 
As famosas ostras gratinadas... 
existem mil e uma maneira de faze-las
uma delas é essa..
INGREDIENTES..
(2 pessoas)
uma duzia de ostras frescas (depende da disposição de comer... eu como mais)
100 g de queijo muzarela.
50g de queijo provolone 
folhas de manjericão para o numero de ostras
1/2 cebola em cubos
2 colheres de manteiga ou margarina
pimenta preta em graos para moer
100ml de leite 
1 caixa de creme de leite
1 colher de maizena

Em uma panela com agua fervente coloque as ostras.... 
quando a casca abrir elas estarão prontas, pode retirar...
corte uma por uma do musculo da concha (pézinho) para facilitar na hora de come-las
Acomode o molusco dentro da concha concava,  viradas para cima de uma maneira que o molho não escorra em uma bandeija para ir ao forno depois

Molho:
Separe uma das ostras cozidas para colocar no molho e depois devolve-la.
Derreta a manteiga e frite as cebolar assim que transparentes coloque o leite, e a pimenta preta moida, deixe cozinhar por um tempo, sempre mexendo e cuidando para que não ferva...
Quando perceber que a pimenta ja passou seu gosto para o molho, coloque 1 colher de maisena, misturada em um pouco do leite que ferve, e devolva essa mistura ao molho da panela.
deixe cozinhar mais um pouco, e triture esse molho no triturador.... devolva ao fogo e logo que der ar de estar engrossando um pouco a consistencia, coloque a ostra reservada, deixe cozinhar mais , e por ultimo o creme de leite... sal a gosto.

Despeje esse molho sobre as conchas até que quase transbordem, e logo coloque o queijo muzarella a gosto ralado e o queijo provolone ralado tb.

Direto ao forno, e para servir uma folha de mangericão por cima...
   
Duran Duran  - Blame the machines


Postado por bruconstantin&fabianramos   às  19:31

TORTEI AL PESTO -

 Com molho de xerêm de castanha funcho e manjericão
Tortei espetacular eu particularmente 
amo molho pesto. 

INGREDIENTES:
Massa para tortei fresca : Colocarei a receita depois
mas você pode usar Massa para lasanha (fresca)
2 maços de manjericão 
1 punhados generosos de castanhas de cajú
Azeite de oliva o quanto baste
queiijo parmesão ralado 150 à 200g
Punhado de funcho  
2 a 3 dentres de alho
Molho pesto : 
Pique bem o manjericão , pique o punhado das castanhas de cajú (à gosto, se não quiser colocar castanhas dentro do tortei não é necessario.
100g de queijo parmesão, uma pitada de sal a gosto.
Pique o alho pequeno, e frite-o levemente com o manjericão (pouco azeite) . 
Em um pilão esmague o alho e o manjericão, 1 colher azeite e o queijo, até formar uma pasta para rechear os torteis.
Antes de montar misture o punhado de castanhas (bem picadas) 
Abra a massa e coloque quase uma colher de sopa e feche como um quadrado.
corte com a faca e esta pronto.
*Nessa foto eu fiz uma massa redonda pus o receio no centro, dobrei ao meio e depois juntei as duas pontinhas..
Cozinhe em agua fervente até ver que esta cozida (provando)
O molho:
E uma panela aqueça azeite de oliva (não muito pois ele queima facil e pode se tornar perigoso para a saúde) coloque os funchos cortados em 2,5 cm de comprimento, jogue a massa ja escorrida nessa frigideira com cuidado para ela dar uma fritada no molho. Sal a gosto.
Para servir : Jogue farinha de castanha por cima.

L.A WOMAN - THE DOORS

Postado por Bruconstantin&Fabianramos às   17:50 

TORTEI DE ZUCCA AL SUGO -

TORTEI DE MORANGA

sábado,  1 de feveireiro de 2012
Eu adoro esse prato,  o molho sugo para mim é o pretinho básico 
...adoro usar , veste sempre bemm e nunca enjoa
Ingredientes
2 pessoas
Massa fresca : logo colocarei a receita
Massa de lasanha (molhada,  não a seca)

1/2 moranga de casca verde 
1 colheres de mel
noz moscada
4 tomates bem maduros
1 cebola
1 dente de alho
1 colher de pomarola 

Receita :
Primeiramente cozinhar a moranga claro corte-a em pedaços para facilitar assim que ela estiver macia estará pronta, no mesmo momento, em outra panela,  coloque os tomates para cozinhar,  com um xis cortado na parte do caroço... (a casca sairá mais facil)

Depois que a casca dos tomates começar a enrugar é hora de deixar esfriar e retirar a casca, 
Rale 1/2 cebola no ralador e frite- a acrescentando o tomate depois...  e logo o pomarola .. um pouco de agua se quiser.
(Pode triturar tudo depois no liquidificador (depois de cozido se não o molho ficará laranja)
Assim que cozida a moranga, 
retire- a da casca e separe as sementes.... (com elas voce pode fazer petiscos bem saudaveis que depois postarei no blog.... alias a semente de moranga é altamente vermifugo, e a casca faz muuuuuuito bem para a saude e é uma delícia, vc pode frita-la depois ou assar em forno baixo para virar um otimo snack de sessão da tarde..
Em uma panela frite a outra metade da cebola em cubos, o alho e logo coloque a moranga, mexa até que fique mais uniforme a mistura e despedaçada a morando, então vem a noz moscada em pó ou ralada de preferencia e uma colher de sopa de mel. Deixe esfriar bem... para montar na massa.
bom agora é usar uma forma de tortei encaixar a massa, ou fazer na mão mesmo, espalhar mais ou menos 1 colher de moranga e fazer quadradinhos... corta-se com a faca mesmo. 
Cozinhar em agua e azeite, e mexer para não grudar uns nos outros.

Postado por    bruconstantin&fabianramos    às  15:21

CAMEMBERT ... meu novo vício


Terça-feira , 4 de janeiro de 2012




       Me conforto em pensar que nunca fui viciada em queijos.
Gosto muito de queijos azuis do tipo Gorgonzola, um bom Granna Padanno, mas no geral não tenho esse zzzuper vicio de petisco, como muitos por ai.
       Sempre que posso sirvo uma porção acompanhada de frutas secas e castanhas assim que alguma visita adentra a minha porta, como qualquer família italiana : Amici a casa = amici in cucina ( amigos em casa = amigos na cozinha.
        Contudo, depois de conhecer o Camembert, passei de convicta não viciada em queijos , à mentirosa viciadíssima.
        Legitimamente viciada nessa coisinha ai " o famoso françes Camembert", ja decidi por lei que não posso te-lo à minha mercê na geladeira, não passaria um dia em que não provasse 2 ou 3 fatiazinhas dessa maravilha avelulada e cremosa...



A HISTORIA DO CAMEMBERT

        Afirma-se que essa receita foi passada por um Padre que vinha da região de Brie,  refugiado da revolução francesa, foi abrigado na região da Normandia por uma Familia chamara Harel.
        Como forma de agradecimento pela proteção naquela situação, transmitiu todo seu conhecimento sobre a fabricação de queijos para essa família.
         Através de uma variação técnica da fabricação do Brie, descobriu-se uma nova variedade de queijo, feito de massa mole também, não cozida nem espremida.
         Essa nova variedade era mais macia, com aroma mais delicado e sabor mais agradavel, levemente terroso.
         Com a inauguração da estrada de ferro para Paris, em 1855 esse novo queijo alcançou a mesa das monarquias europeias. Também há quem crê que esse queijo foi personagem direto na revolução francesa, ja que fabricantes, geralmente nobres, foram perseguidos e os jacobinos tratavam o queijo como uma iguaria clandestina.
         A fabricação então foi reduzida a pontos da região de Brie, aumentando sua fama e requintando seu sabor.

         Essa maravilha tem maturações em que voce pode dar preferencia:
 * De 1 a 15 dias apartir da data de fabricação : Tem sabor suave, textura firme e a crosta de
        bacterias ainda Branca.
 * De 15 a 30 dias depois da fabricação:  Ele fica mais marcante, com textura cremosa e firme no
          centro (como na minha foto)  e cor branca com pontos escuros na casca.
 * De 30 até o final do prazo de validade:  ele fica com sabor acentuado, textura muiiiiito cremosa,
          e coloração não uniforme.

ohh Goshh.... me salve

Para acompanhar o post.
Edith piaf - Cri du Coeur

 

postado por   Bruconstantin&Fabianramos   às 13:20 

CUPCAKE NATALINO.... hohohohoho


Quarta -feira , 17 de Janeiro de 2012



Bolo de chocolate:
2 xic de farinha
1 xic de açúcar
1 xic de achocolatado em pó
1/2 xic de azeite
1 ovo
1 colher de fermento em pó quimico
1 xic de leite.

Preparo:
misturar tudo com uma colher sem mexer de mais.
Colocar 2/3 da forma de papel nas formas proprias para cups.
assar em fogo medio 170 graus por 35 min sem dourador. 
Desenformar quando estiver esfriando, mas nao deixar esfriar na forma de aluminio.

Recheio de ganache de chocolate e reduzido de morango
Ingredientes:
morangos 1 bandeja (reservar os mais bonitos para os chapéus)
chocolate em barra 200g
rum ou licor de laranja
2 colheres de açúcar
1 caixa de creme de leite

Ganache comum: (depois ponho a receita)
reduzido de morangos;
Cortar os morango e cozinha-los com 2 colheres de acúcar até que fique reduzido.
Merengue para chapéu:
Merengue comum (depois coloco a receita)

Montagem:
Furar os bolinhos e colocar o ganache e o reduzido de morango dentro. 
Cobrir com mais ganache por cima de todo o bolinho
Colocar o morango em cima do ganache e rodear com o merengue para fazer o chapéu do papai noel.

Postado por   Bruconstantin&Fabianramos          às 21:50