Inspirar.. .. Inspirar-se .... Uma reunião de criativas idéias...

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

FETTUCCINE AL NERO DI SEPPIA



Com Camarões Pistola e lascas de Queijo Trufado.
A Itália é Aqui hahaha.







A tentativa é livre e estamos aqui para isso.

massa com tinta de lula (nero di seppia)  é tradicionalmente consumida na região italiana do Vêneto, localidade que veio a minha familia, próximo a Veneza. É normalmente acompanhada por molhos à base de frutos do mar, pois a combinação é perfeita no aspecto de sabor e aroma.

A intrigante cor escura é resultado da adição de "tinta de lula"aos ingredientes da massa. Essa tinta é a defesa que o animal possui, é liberado sempre que se sente ameaçado por outros animais da fauna marinha.

No aspecto visual, a massa negra soma muitos pontos a favor. Por exemplo, o contraste com as tonalidades claras e quase brancas dos frutos do mar como peixes, camarões, lagostas, etc., que se destacam na coloração escura, quase negra, da massa.


Sinto não ter postado mais receitas ultimamente,  em especial esta que não fotografei o passo a passo como sempre faço e muitas outras que fiz e não lembrei na hora de tirar fotos para postar.  Me policiarei a partir de agora, prometo.

Criação: Bruna Constantin
Execução: Bruna Constantin

(Para 2 pessoas)
RECEITA :
1 pacote de Fetuccine al Nero di seppia (Foi comprado, escrevo a receita quando o fizer).
10 camarões Pistola.
200 g de camarão comum  FRESCO descascado (para facilitar)
1 cebola
Alho picado pronto (em pote)
4 colheres de Nata fresca
1 colher de maisena
1 xic de leite integral
1/2 calice de vinho branco.
1 colher de manteiga para o molho branco.
2 colheres de manteiga (para os camarões grandes) e 1/2 colher de sopa para os camarões pequenos
Queijo trufado (opcional, só porque tinha em casa, pode ser qualquer outro queijo)
3 fatias não muito grossas de queijo Gorgonzola (o melhor é colocar a gosto)
Queijo parmesão para ralar na mesa
azeite de oliva extra virgem.
Pimenta preta em grãos (para moer)
sal a gosto
salsa seca (para decoração)

PREPARO:

Camarões :
Vamos descascar os camarões  e *tirar os intestinos (* a baixo a explicação)
Sempre deixo o rabo para ficar bonita a decoração.
Colocaremos os camaroes para marinar (deixar de "molho no tempero") com : A Pimenta preta moída, sal a gosto e  1 cálice de vinho branco, durante 30min na geladeira
Pique as cebolas e cubo pequeno, e coloque a agua de massa para ferver na panela.

*Tirar os intestinos do camarão é muito importante, na maioria das vezes ali fica toda a sujeira que o camarão comeu, se é que voces me entendem.... Corte com uma faca levemente a parte de cima do camarão já descascado, do inicio ao fim , quando abrir voce verá um fio verde, esso é o intestino, 
Sendo do tamanho que for o camarão, sempre que puder tire o intestino.

 Molho :
Em uma panela alta frite a cebola ( picada)  na manteiga.
Assim que ela estiver transparente adicione o leite e deixe-o cozinhar, acrescente um pouco de pimenta preta moida. (cuidado para não ferver esse leite!!!)
Para engrossar levemente esse molho, dissolvida em 2 dedos de água a maisena, acrescente ao molho e  mexa bem.
Adicione então o queijo Gorgonzola, e mexa até derreter.
Adicione temperos frescos, como tomilho, isso é opcional caso tenha-os.
Assim que a água estiver fervendo,  podemos colocar a massa para cozinhar
Antes adicione 1 colher generosa de sal fino, se tiver sal grosso melhor (1 colher rasa) .
O óleo só será adicionado se a massa for de má qualidade, massa de boa qualidade não precisa de óleo, mas não vamos arriscar, então um fio de óleo na panela.
A nata será adicionada ao molho branco depois que a massa estiver cozinhando.

Se ficar com medo de queimar o molho branco é preferível que desligue assim que colocar a nata,  deixe em stand by até a hora de fritar os camarões grandes.

Camarões na frigideira:
Dê uma leve fritada (1min) nos camarões pequenos com 1 colher de chá de manteiga,  frigideira bem quente (eu uso anti-aderente) . Adicione eles ao molho branco com gorgonzola.

Com frigideira quente, frite com o restante da manteiga os camarões pistola (para não queimar a manteiga adicione um pouco de azeite de oliva).
Quando eles começarem a ficar da cor laranja, adicione o alho picado e continue fritando por mais 1 a 2 min no máximo, até que fiquem com uma "crosta" dourada nas laterais.
(OBS: só não frite muito, pois o camarão pode passar do ponto e ficar seco, camarão bom é camarão suculento).

Hora de provar o ponto da massa, deve estar praticamente cozida... Quando ela estiver ao seu ponto, passe em um escorredor, devolva ela a panela e despeje metade do molho branco sobre ela.
Misture um pouco de salsa seca e disponha a massa no prato.
Coloque mais molho branco por cima, os camarões pistola em forma de circulo e as lascas de queijo "trufado" sobre o camarão.
Rale queijo parmesão por cima, um fio de azeite de oliva extra virgem e mais salsa seca para decorar.

Para entrar no clima... 10 COISAS QUE AMAMOS NA ITALIA.

sábado, 9 de novembro de 2013

PANQUECAS de PROTEíNA NO CAFé DA MANHã !!!! Simples e Deliciouuuuso

 FáCIL,  RáPIDO, SAUDáVEL E DELICIOSO!!!



Dependendo do tamanho da frigideira
para 2 pessoas
2 panquecas para cada uma.

NO LIQUIDIFICADOR
FRIGIDEIRA ANTIADERENTE


MASSA:

1 ovo
*2 Colheres de sopa de clara de ovo desidratada e 3 dedos de copo de àgua, ou 2 claras de ovo comum.
*1 Colher de Aveia flocos finos.
*1 Colher de Cacau em Pó (cacau puro, não chocolate em pó.
*1 Colher generosa de WheyProtein de Chocolate
*1 colher de chá de adoçante culinario.
*1 colher chá Fermento químico (opção... eu não coloco)
1 colher de chá de óleo de côco, ou outro se não tiver (para untar a forma)
      (obs: * (asterisco) essas são coisas que voce deve ter sempre em casa)

RECHEIO:
Usei as frutas da foto
5 Morangos
1 Banana
10 uvas passas
Canela.


MODO DE PREPARO:
Todos os ingredientes da massa, no liquidificador por 1 min (menos o fermento, eu particularmente não uso o fermento)
Feito isso, deixe todas as frutas cortadas... ( Só uma banana amassada já é o suficiente para ficar gostoso, mas morango é muito bom pré-treino)
Na frigideira, pingue uma gota de óleo, pra garantir que não vai grudar. Uso frigideira anti aderente.   Espalhe com um papel, ou pincel para cozinha em todo o fundo da frigideira.
Despeje 3 colheres de sopa da massa, e gire a frigideira para que ela forre todo o fundo, mas só o fundo , não os lados.
Frite em fogo médio, até que comece descolar as laterais  da massa, quando isso acontecer, pegue a pontinha da massa com a mão mesmo e com ajuda de uma colher descole a massa toda, com cuidado.
Vire se achar que é necessario, pois normalmente a panqueca (que na verdade é um omelete) já esta cozida).

Coloque-as umas sobre as outras no prato, revesando com morangos e bananas, ou coloque as frutas somente por cima...
Se não estiver com pressa... vale a pena dar uma fritadinha nas bananas na frigideira.

Salpique canela por cima.... e pronto, fácil, rápido, saudavel, e delicioso.







sábado, 8 de setembro de 2012

FRANGO " A MODA EGIPCIA"

Frango na Cerveja Preta guarnecido de Purê de Couve-Flor 



Uma reportagem da revista Gula desse mês conta...: 

''No Antigo Egito, os faraós regavam seus banquetes com mais de 20 variedade de cerveja." No menu, aves de pequeno porte na manteiga"



A cerveja era parte da dieta cotidiana dos Faraós a mais de 5.000 anos atrás. Também usada em práticas religiosas, o papel dela na sociedade era importante naquela época e era feita a partir de pão de cevada cozido. 
Considerada um presente apropriado à ser oferecido a Faraós e deuses,era também prescrita para tratamento de enfermidades.
Recentes escavações arqueológicas ao redor das 3 pirâmides em Gizé no Cairo,revelaram a existência de uma enorme cervejaria, bem como de uma enorme padaria. Existem evidências de que eram usadas para alimentar equipes de trabalho estimadas em 100.000 homens construtores das grandes pirâmides. 
Até então supunha-se que o trabalho destes homens fosse de mão-de-obra escrava, mas na verdade era um trabalho de um certo ponto de vista "glamuroso e bem recompensado" em paralelo com uma empresa estatal atual. 
O direito à beber cerveja, ter alimento e segurança garantida, além é claro de trabalhar para a grandiosidade de seu Faraó, era de certa forma um ótimo emprego. 
Evidências indicam que a história da cerveja na Grécia antiga começou com ensinamentos egípcios sobre o seu processo de fabricação. 

Tenho que admitir, que a estrela do prato na 
verdade acabou sendo o Purê de Couve-Flor.
SURPREENDEU NO SABOR.
Eu inocente acreditei que essa idéia tivesse sido minha, depois de pesquisar descobri que ja existiam receitas deste purê.
Contudo , esta receita é free lactose . 



(PARA 2 PEOPLE)
INGREDIENTES

5   Coxas/ Sobre-coxas (com fome 6)
1   Lata de 500ml de Cerveja Preta
1   Pacote de Sopa de Cebola
8  Dentes de alho (grandes, inteiros e com casca)
1   Cenoura média.
Sal a gosto.
Pimenta preta a gosto
2 e 1/2   Alhos frescos picados (ou alho picado em conserva)
Cominho a gosto
1/2   Couve-flor
1/2   Alho -poró (opcao)
3    Ramos de Alecrim fresco.
10  Folhas de espinhafre fresco
1    Colher de Maisena 
4    Colheres de sopa de água quente para diluir a maisena
raspas de noz moscada
1/2  Xic de água

PREPARO :
O FRANGO : Deixe marinando em Pimenta preta, 2 alhos picados, Cominho e sal à gosto, por 1h na geladeira.
Depois da "marinada" , coloque-os em uma bandeja e por cima despeje 1/2 pacote de sopa de cebola. 
Molhe isso tudo com a cerveja preta e coloque o restante da sopa por cima. 
Coloque então OS TEMPEROS:   Alecrim fresco, cenoura cortada em rodelas e dentes de alho (com casca) , por cima das cenouras.
Cubra isso com papel alumínio e leve ao forno médio por 45min /  180 a  200graus. 
Durante  o processo abra o forno 4 ou 5 vezes para molhar com o próprio molho da bandeija o frango . A partir dos 30 min de forno,  retire o papel aluminio, e continue regando com o molho para dourar.

PURE DE COUVE -FLOR : 

Durante o processo do frango fará ao mesmo tempo o purê de couve flor.
Precisaremos de uma panela, um coador, 1 litro de água fervente e a couve-flor cortada em pedaços com 2 dedos de caule. 
Faça ela ao bafo por 20min (olhe nas fotos a baixo) até o caule ficar bem molinho.
Corte a couve flor em pedaços menores, coloque no liqüidificador cerveja com 1 xic de água, sal a gosto e noz moscada e o alho poró (opcao)
Quanto menos água melhor. 
Em uma panela frite 1/2 cebola 1/2 dente de alho.
Adicione a couve flor à essa panela e junte a mistura de 1 colher de maisena e 4 colheres de água quente para diluir, deixe cozinhar por uns 8 min.    
Aos 5 min antes de tirar o frango do forno, adicione folhas de espinafre rasgadas no pure de couve-flor, se gostar adicione queijo ralado.

Na hora de servir o frango, o molho deve estar cremoso, se não deixe mais  5 ou 8 min no forno.
O alho assado com casca,  pode ser tirado da casca e misturado ao pure de couve-flor ou servido na casca mesmo. 
A cenoura fica saborosa na cerveja e o molho é diferente e saboroso.

       





GENGIBRE EM LASCAS NA AGUA PARA FAZER O BAFO DA COUVE FLOR
UTILIZE UM COADOR PARA O BAFO E UMA TAMPA.
TRITURE A COUVE FLOR NO LIQUIDIFICADOR COM 1/2 XIC DE MOLHO DO FRANGO E 1/4 DE XIC DE AGUA.
ADICIONE FOLHAS DE ESPINAFRE FRESCAS LEVEMENTE RASGADAS, SAL, PIMENTA E NOZ MOSCADA.
PARA FINALIZAR O PURE, UMA PORÇAO DE ALHO-PORO FRESCO.




PARA CURTIRRRR
Metronomy - The Bay

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

NHOQUE DE INHAME ( Aike saudável)

INHAME O PURIFICADOR DE SANGUE
ALMOÇO ZUPERRRR... SAUDÁVEL

Ta bem pode dizer.... uuuuiiiiii que nojo.
Todo mundo diz isso quando escuta o nome inhame, até porque poucos comeram e poucos sabem como fazê-lo.
O inhame cozido é como uma batata, contudo a cozedura é essencial já que o inhame contém, dependendo da espécie, compostos que lhe dão um sabor acre que é destruído pelo calor.
Originário da India, seu consumo e apreciação cresce não só nos Estados Unidos como na Europae principalmente na França.
Seus benefícios medicinais são incríveis.... sim incríveis mesmooo
O inhame é um dos alimentos medicinais mais fantásticos que se tem conhecimento, ele expulsa todas as impurezas do sangue, através da pele, dos rins e do intestino.
Rico em proteínas, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, cobre, ferro, ácido fólico, vitaminas A, C e as do complexo B .
Ajuda na redução do mau colesterol, é diurético, tonificante, desintoxicante, antiespamódico, antiartrítico, auxilia na TPM e menopausa,no tratamento de sífilis e regula o estrogênio ou seja aumenta a fertilidade.
Evita a malária, dengue, febre amarela e é ótimo para sindrome do intestino irritável.
UFAAA... quanta coisa...
Vamos ao mínimo provar ???


INGREDIENTES:
500g de inhame com casca
água para cozimento
1/2 maço de salsa
1/2 xic de farinha de trigo integral fina (eu useu só farinha integral, mas recomendo usar as duas)
3/4 de farinha branca (se for cozido na agua, adicione mais farinha)
sal à gosto
pitada de noz moscada
4 colheres de oleo de girasol
pimenta preta
3 tomates sem casca e sem sementes
1/2 lata de tomate pelatti
1 e 1/2 colher de extrato de tomate.
2 alhos
1 cebola média
cominho à gosto.
20 folhas de manjericão.
pitada de orégano
Queijo se quiser....

PREPARO:
NHOQUE:  
Cozinhe o inhame com casca e tudo por 20min, espete com um palito, se sair limpo está  pronto. Deixe resfriar um pouco e tire a casca com as mãos.
Amasse o inhame com a farinha , 2 colheres de oleo , pitada de sal, noz moscada e um  pouquinho de salsa  picada.
Coloque farinha até que não grude mais a massa nas mãos na hora de fazer a cobra do nhoque.

MOLHO SUGO: 
Em uma panela frite a cebola picada e o alho. 
Assim que a cebola ficar transparente adicione os tomates picados, 1/2 lata de tomate pelatti e o extrato de tomate, 1/2 xic de água e deixe cozinhar por 20min em fogo baixo/médio. 
Adicione metade da salsa picada, metade das folhas de manjericão picadas grosseiramente com as mãos e uma pitada de orégano, sal , pimenta do reino e cominho à gosto. Vá adicionando água para não queimar  e cozinhe até que grande parte dos tomates se desmanchem. 
Coloque o 1 e 1/2 litro de água para ferver, com um pouco de sal. Quanto estiver fervendo, jogue os nhoques na agua,  assim que eles subirem para cima estarão cozidos e prontos. Na hora de servir misture os nhoques cozidos na panela do molho e cozinhe por 5 min, adicione mais um pouco de salsa picada e o restante do manjerição fresco.
Queijo à gosto.

Opção,  é fazer o molho bolonhesa, eu acho que deve ficar UMA DELICIA, pois querendo ou não a farinha integral e o inhame tem um gosto mais forte que o nhoque comum, o molho bolonhesa disfarçará por completo isso. 















E pra curtir.... 



Para curtir enquanto ....
Mike Oldfield - Foreing Affair



GALINHADA à moda italiana

DESSA VEZ COM ARROZ INTEGRAL





(Para 2 pessoas)
INGREDIENTES:
2 coxas e 2 sobre coxas sem pele 
1 e 1/2 cebola grande (1/2 para marinada)
Pimenta preta para moer ou moida
4 dentes de alho (2 para marinada)
cominho à gosto
1Pimenta dedo de moça sem sementes.
Arroz integral (ou comum branco) quase 1 xic.
2 tomates maduros sem pele e limpo das sementes
1 e 1/2 colher de extrato de tomate
1/2 Cebola picada
3 ramos de alecrim
8 folhas de salvia
1 calice de vinho branco
cominho à gosto.
1/2 lata de tomate pelatti (enlatado)
1/2 maço de salsa picada

PREPARO:

MARINADA: 
Em uma bandeja (de um dia para o outro) tempere o frango com os todos os ingredientes picados e guarde na geladeira.  1/2 cebola picada, 2 alhos picados, sal, alecrim, 8 folhas de sálvia, 1 cálice de vinho branco, pimenta preta e cominho à gosto.


TOMATE : 
em uma panela com água coloque os tomates crus com um corte em forma de X no umbigo, retire em 4 min, deixe esfriar e retire a casca com facilidade, limpe das sementes e estão prontos  para cozinhar.

FRANGO
No dia, em uma panela com óleo,  frite 2 alhos e 1 cebola grande até dourar beeeeemm, adicione mais pimenta preta e cominho à gosto, os frangos marinados e frite junto por 8 min, coloque porções de água para que continue cozinhando sem queimar até virar um molho cremoso de cebola. Ao final acrescente a pimenta picada e refogue junto mais 2 min.

MOLHO: 
Adicione 1/2 lata de tomate pelatti , adicione também os tomates frescos (sem casca e sem
sementes) picados em cubos, e o extrato de tomate. Adicione 1/2xic de água quente e deixe cozinhar por 10 a 15 min em fogo baixo/ médio.

FINALIZAÇAO
 Quase 1 xic de arroz (integral ou comum), a diferença é que o integral demorará mais para cozinhar e deve ser adicionado 3 medidas de água ao invés de 2.
Eu adicionei 3 e 1/2 para ficar mais cozido ainda. Adicione sal a gosto.
Então se fizer com arroz comum, adicione ele e 2 xic de água. Deixe cozinhar em fogo médio (30  a 35min arroz integral)  (20 a 25min arroz comum), sempre cuidando para não queimar no fundo e monitorando a água, principalmente na hora final caso queira mais cremoso ou mais caldinho. 
Prove e corrija o sal, adicione a salsa picada e pimenta preta.





















HUMOR NEGRO...
Via - Marketing

Para dar o Paly na Cozinha.


Metronomy - The look

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Separando a gema da clara.. Sem sujeiras

OH MY GOODNESS !!!! 
Essa vai para as amigas e amigos "nojinho" 
que não curtem muito colocar a mão na massa!

CHOREI.... COM ESSA.... 
UNO SPETTACOLO!!!!!





  ... E de lambuja  uma receita para os amigos não acharem as minhas difíceis.



bem facin hehehe...

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

DUO MOUSSE

NHUMMM,  CHARMOSO E FACIL


Idéia: Bruna Constantin
Execução: Bruna Constantin

(Para 6 pessoas)
INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (retirar o soro)
1/2 medida da lata (do creme de leite) de suco concentrado de maracujá ou suco de maracujá fresco.
1 barra e meia (tamanho comum) de chocolate meio amargo (ou 4 quadrados de barra de 500g)
1 caixinha de creme de leite ( de marca boa)
2 colheres de rum ou licor de laranja
6 phisalis frescas
200g biscoitos de chocolate.
raspas de limão
2 gemas coadas no coador.
2 claras (para bater em neve)
2 colheres de açucar.
4 colheres de leite.
100g de manteiga.
(vc vai precisar de forminha de cupcake ou alguma recipiente que forme uma cumbuca de bolacha e vá ao forno)

PREPARO:
Mousse de maracujá (deve ser o primeiro):
No liqüidificador bata o leite condensado, o creme de leite em lata ( sem o soro) e o suco concentrado de maracujá, disponha em um pote para refrigerar por no mínimo 3 horas na geladeira.

Mousse de chocolate:
Em uma panela em banho-maria derreta o chocolate em barra. Deixe baixar a temperatura por 10 min e adicione as gemas misturandobem. Adicione entao 1/2 creme de leite em caixa, o rum/ licor, as raspas de limão e a clara em neve por último. Coloque para refrigerar na geladeira também

Clara em neve: Em uma batedeira bater a clara por 5 min até dar um certo ponto de neve, adicione o açúcar e bata mais 5 min.

Panelinha de chocolate:
Triture a bolacha em um processador/ pilão ou liqüidificador até que fique como uma farinha fina.
Adicione a manteiga em pedaços gelada e amasse bem até ficar bem homogêneo.
Em um saco plástico disponha essa massa e deixe descansar por 1 hora na geladeira.
40min antes de servir, retire a massa da geladeira e dentro das formas de cupcake ou o que voce for usar, amasse no fundo e nas laterais essa massa para que forme como que uma cumbuca levemente grossa.
Leve ao forno médio 150g por 20 a 25 min dependendo do forno, o importante é não queimar e não o tempo que ficará la.
Retire as forminhas do forno, espere esfriar e depois vire-as de cabeça para baixo na mão para desenformar com cuidado.

Calda de chocolate: 
Opcional , esquente 4 colheres de leite e derreta 2 quadradinhos da barrinha de chocolate.

Montagem:
Disponha as cumbucas de bolacha em pratinhos, dentro coloque 1 colher cheia de mousse de maracujá,  por cima 1 colher cheia de mousse de chocolate, a phisalis e depois fios da calda de chocolate.


E um sonzinho gostosinho pra curtir o churras... 
OMC - On the run

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

CARNE DE PANELA COM MACAXEIRA

Quem não ama a "comidinha" da mamãe
"Essa é para quem mora longe e quer sentir o gosto da casa da mãe..."


Execução :Bruna constantin
(para duas pessoas)

INGREDIENTES:
1kg de Paleta bovina (limpe a gordura)
2 colheres de oleo de girassol.
4 pedaços de 5cm por 10cm de aipim fresco.
1 maço de cebolinha
1 maço de salsinha
1 colher de extrato de tomate
2 cebolas média/ grande
2 alhos
pimenta a gosto para temperar a carne
sal a gosto para temperar a carne e molho
cominho a gosto para temperar a carne
1 cenoura média
1 tomate maduro

PREPARO:
Tempere os pedaços de carne com pimenta preta cominho e sal.
Em uma panela de pressão, você fritará o alho junto com os pedaços de carne até selar bem e dourar a carne.
Depois acrescente as cebolas picadas e refogue bem até dourar, então os tomates e o extrato de tomate.
Acrescente então as cenouras, um dos pedaços de aipim, água (2 dedos acima de todos os ingredientes) e sal à gosto.
Deixe fazer pressão e cozinhe por 30min.
Enquanto voce estava fritando esses ingredientes na panela, em outra cozinhe o aipim com água e um pouco de sal por no minimo 35min tb.

De vez enquando de uma "sacodidela" na penela de pessão para não queimar o molho.
Depois do tempo, é só abrir, corrija o molho se quiser menos grosso com agua, ou se quiser mais grosso deixe cozinhar mais com a tampa aberta por uns 10 min, nisso voce ja pode adicionar o restantes dos aipins à panela para agregar ao molho.
Na hora de servir, adicione cebolinhas picadas e salsa.

 

 



E para acompanhar esse prato, uma musica com o cheiro da casa da família.......
Estou de volta pro Meu Aconchego - Elba e Dominguinho