Inspirar.. .. Inspirar-se .... Uma reunião de criativas idéias...

Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Bacalhau à Gomes de Sá

Um delírio " à moda do Tráfico"

O bacalhau à Gomes de Sá, tradicional receita portuguesa, de autoria de José Luís Gomes de Sá, falecido em 1926, e na época cozinheiro do Restaurante Lisbonense, no Porto.  Sua receita propõe que o bacalhau seja cortado em pequenas lascas marinadas em leite por mais de uma hora. Assado no forno, com azeitealhocebola, acompanhando azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos.Um prato típico da região Norte de Portugal. 
O bacalhau à Gomes de Sá foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.
Devo ser sincera.... o bacalhau não é meu prato preferido, eu realmente não sinto um desejo por esse peixe, mas esse prato em especial, me fez delirar de prazer... por isso o nome Um delírio...
E ao final do post ... a receita original de José Luiz Gomes de Sá

Planejamento Teórico: Fabian Ramos
Execução Pratica: Bruna Constantin
(para duas pessoas)

INGREDIENTES:
500g de bacalhau em lascas
1 pimentão vermelho
1 cebola 
2 dentes de alho
2 copos de leite morno
2 ovos cozidos
2 batatas médias/ grandes
1 maço de salsa
1maço de cebolinha
15 azeitonas pretas ou verdes se não tiver
1/2 litro de azeite de oliva de boa qualidade.
10 pimentas biquinho
2 galhos de funcho para decorar.
Fios de azeite de trufa branca.

PREPARO:
Nosso preparo fugiu em parte o modo tradicional por ser mais light, não usando exageradamente o azeite de oliva que é de um todo importante no prato, contudo não é para todos saudável.
Primeiramente dessalgar o bacalhau por 12 horas dentro da geladeira, trocando a água quando lembrar.
Cozinhar o bacalhau por 10 min, tirar qualquer tipo de espinhas e deixar ele marinando em leite morno de 1 a 2 horas.
Lave bem e cozinhe as batatas, assim que estiverem macias deixe esfriar e depois corte em rodelas razoavelmente grossas (prefiro comer batata com casca.. faça como preferir)
Em uma frigideira frite com azeite de oliva o alho picado e as cebolas cortadas em rodelas até ficarem douradas, frite junto o pimentão vermelho em rodelas, e depois o bacalhau escorrido e as azeitonas. 
Adicione sal e pimenta preta à gosto, e também 4 colheres de azeite de oliva.
Bastante tempero verde e cebolinha.
Refogue mais uns minutos e vamos para a montagem.
Em um prato refratário disponha em ordem a mistura de bacalhau, uma camada de batatas, fios de azeite de oliva, ovos em rodelas, mistura de bacalhau, batatas, mais bacalhau e ovos.
Coloque salsa por cima e regue tudo com mais 5 colheres de azeite de oliva.
20 min de forno. 




Para dar clima ao Prato... um pouco de Música portuguesa Antiga
Uma casa portguesa -  Amalia Rodrigues

O fado mora em Lisboa - Tony Matos

Zanguei me com meu amor - Amalia Rodrigues

Lisboa a noite - Tony Matos



RECEITA ORIGINAL
“Pega-se no bacalhau demolhado e deita-se numa caçarola. Depois cobre-se tudo com água a ferver e depois tapa-se com uma baeta grossa ou um pedaço de cobertor e deixa-se então assim sem ferver durante 20 minutos. A seguir, ao bacalhau que está na caçarola e que devem ser 2 quilos pesados em cru, tiram-se-lhe todas as espinhas e faz-se em lascas e põe-se num prato fundo cobrindo-se com leite quente, deixando-o em infusão durante uma hora e meia a duas horas.Depois em uma travessa de ir ao forno, deita-se três decilitros de azeite fino do mais fino (isto é essencial), quatro dentes de alho e oito cebolas alourar. Ter já dois quilos de batatas (cortadas à parte com casca) às quais se lhes tira a pele e se cortam às rodelas da grossura de um centímetro e bota-se as batatas mais as lascas do bacalhau que se retiram do leite. Põe-se então na mesma travessa no forno, deixando-se ferver tudo por dez a quinze minutos. Serve-se na mesma travessa com azeitonas grandes pretas, muito boas e mais um ramo de salsa muito picada e rodelas de ovo cozido. Deve-se servir bem quente, muito quente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário